sábado, 22 de setembro de 2012

Empregado, Empregador e Trabalhadores.

Vim explicar a diferença entre empregado e empregador...
Empregado é quem recebe ordens, quem realiza qualquer atividade remunerada e empregador é aquele que manda e que paga o salário do empregado.
E vínculo empregatício é quando se recebe um salário, recebe ordens e trabalha habitualmente.


Conheça agora alguns tipos de trabalhadores e suas características:

1- Trabalhador Doméstico: Maior de 16 anos que presta serviços e que NÃO dão lucro pro patrão.

2- Estagiário: O estágio é feito com estudantes a partir dos 16 anos e deve ser avaliado pela Instituição de ensino, não pode durar mais que 2 anos e não tem vínculo empregatício.

Para a empresa ter 1 estagiário deverá ter de 1 a 5 funcionários 
Para ter 2 estagiários deverá ter de 6 a 20 funcionários.

3- Aprendiz: Para ser aprendiz é necessário frequentar um curso profissionalizante além de trabalhar, colocar em prática tudo o que aprendeu no curso. Adolescentes de 14 aos 18 anos e os jovens de 18 a 24 anos são considerado aprendizes e tem garantido todos os seus direitos previdenciários e trabalhistas. Caso o aprendiz tenha alguma deficiência não tem limite de idade.

4- Portadores de necessidades especiais: Qualquer pessoa que possuir alguma limitação que altere sua capacidade de realizar suas atividades e que por esse motivo tenha dificuldades de integração com a sociedade tem direito de trabalhar. Todas as empresas devem possuir como empregados portadores de deficiência, de acordo com o artigo 93 da lei 8.213\91. 
Veja a proporção:

Até 200 empregados - 2% de empregados com deficiência
De 201 a 500 empregados - 3% de empregados com deficiência
De 501 a 1000 empregados - 4% de empregados com deficiência
De 1001 empregados em diante - 5% de empregados com deficiência

5- Profissional liberal: Estudou para desenvolver a atividade, tem nível superior e responsabilidade técnica.

6- Trabalhador urbano: Qualquer pessoa física que presta serviços habituais mediante salário.Para que o trabalhador seja considerado empregado deve haver o vínculo empregatício.

Existem outros tipos de trabalhadores como o trabalhador rural, autônomo, preso, cooperado, voluntário, estrangeiro, idoso, avulso, eventual e temporário. Fiquem atentos a suas características e aos seus direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário